O que é conta verificada no Instagram?

Para entender melhor o que estou falando, pense em qualquer celebridade ou figura pública influente que você admira.

Agora, abra seu aplicativo do Instagram e procure por essa pessoa. É bem provável que, ao lado do do nome dela, você encontre um pequeno selo azul.

Acertei?

Bem, caso não tenha nada disso ali, desconfie. É possível que aquela conta não seja original.

E é para isso que existe essa funcionalidade no Instagram, e isso é ótimo!

Caso contrário, eu mesmo poderia criar uma conta nesse momento dizendo que sou o Bill Gates e ganhar milhares de seguidores da noite para o dia, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, nem preciso dizer o quanto essa função é importante para evitar a expansão dos famosos fakes.

O selo é também uma forma de dizer aos usuários que aquela conta é influente, tem autoridade em algum segmento e é única.

Portanto, não basta querer ser famoso. O destaque deve ser merecido!

O mesmo raciocínio vale para verificação em outros canais, como Facebook, Snapchat, Pinterest, Twitter e até Spotify.

Vantagens de ter conta verificada no Instagram

O selo de verificação do Instagram é um dos mais cobiçados na rede social, e não é à toa.

As pessoas que vêem uma conta verificada tendem a associá-la com um perfil exclusivo, cheio de autoridade e credibilidade naquilo que apresenta.

Ou seja, toda vez que algum usuário se depara com o selo azul, isso vai gerar nele, no mínimo, alguma curiosidade acompanhada do seguinte pensamento: “Essa marca ou pessoa sabe postar conteúdo de qualidade e pode ter algo a me acrescentar”.

Geralmente, além de autênticas, as contas verificadas possuem muitos seguidores e têm um alcance potencializado, podendo atingir grandes audiências.

Para as marcas e empresas em busca de visibilidade, não poderia haver opção melhor.

Quem tem o selo de autenticidade do Instagram também recebe destaque nos mecanismos de busca, já que a rede social os enxerga como prioridade entre os demais usuários.

Como fazer para ter conta verificada no Instagram?

Embora não haja nenhuma garantia de que o Instagram libere a verificação da sua conta, não custa nada tentar.

Principalmente porque é um procedimento super fácil.

Eu explico tudo em quatro passos simples:

Passo 1: Acesse

Acesse seu perfil do Instagram e clique no ícone representado por três “tracinhos” (também conhecido como ‘hambúrguer’), localizado logo à direita do seu nome.

Passo 2: Configure

Clique em “Configurações”, no canto inferior direito.

Passo 3: Solicite a verificação

Entre as opções, vá em “Conta” e, depois, em “Solicitar verificação”.

Passo 4: Envie sua documentação

Para comprovar a sua autenticidade, o Instagram pede que você digite dados pessoais e suba algum documento com foto. Pode ser um RG, passaporte ou carteira de habilitação.

Agora, uma dica de ouro: se você já saiu na imprensa ou se já fizeram citações importantes sobre a sua empresa, não deixe de anexar esses links também.

Além de mostrar que você tem autoridade no seu segmento, rende uma boa credibilidade.

Pronto! Agora é só esperar e torcer para que o Instagram aprove a sua solicitação.

Você deve receber uma notificação informando sobre o resultado em até uma semana.

Enquanto isso não acontece, também há outras formas de mostrar às pessoas que a sua conta é original. Quem dá dicas é o próprio Instagram.

Veja só:

  • Insira uma descrição na biografia do seu perfil do Instagram para contar mais sobre sua empresa aos clientes em potencial. Tente resumir em poucas palavras o que sua empresa tem de melhor, para que os usuários percebam rapidamente o seu diferencial.
  • Use os Stories para dar uma visão dos bastidores da sua empresa. Essa é uma das grandes vantagens dos stories para as empresas: aproximar o cliente da marca de forma mais descontraída, e fazer com que ele se sinta parte de todo processo produtivo da organização.
  • Incentive os clientes a marcarem sua empresa para que as pessoas vejam as publicações deles usando seu produto ou serviço. Isso gera um engajamento para a sua marca que você nem imagina.

Ainda que você siga todo o passo a passo, pode ser que o Instagram não considere que sua conta esteja preparada para receber o selo e negue sua solicitação.

Se isso acontecer, não se frustre. Você poderá tentar novamente a cada 30 dias.

E mesmo que você queira muito ter a conta verificada, é bom ficar atento ao que vou dizer agora: existem empresas por aí afirmando que podem responder pelo Instagram ou Facebook, e que podem lhe garantir o selo por um valor “meramente simbólico”.